artigos

O programa de Ballet e D.Contemporânea tem uma componente de Dança Criativa?

O que é a Dança Criativa?

O programa de Ballet e Dança Contemporânea da nossa Escola conta com a componente de Dança Criativa, esta que surgiu no início do século XX denominada DANÇA EDUCACIONAL.
O seu percussor terá sido o húngaro Rudolf Laban que “observava” o mundo da dança como sendo apenas técnica, sem expressão, sem originalidade, bem como tomava os bailarinos como pouco criativos, apenas executantes. Quis então explorar novas possibilidades e ser inovador. Começou por estudar o movimento de trabalhadores de fábricas. Através desse estudo, desconstruiu o conceito de DANÇA e organizou as suas várias componentes de modo a que pudessem ser exploradas de forma individual e criativa.
Este pedagogo fundamentou que a dança deveria estimular a criatividade, a individualidade, a espontaneidade e a originalidade. Todo o ser humano deveria ter contato com este tipo de arte, independentemente do sexo e idade. Defendeu também que a DANÇA não deverá estar dependente de técnica e estética.
A Dança Criativa tem como propósito a exploração e a compreensão das componentes da dança através de exercícios que envolvem a inteligência, a expressividade corporal e a criatividade. As componentes da DANÇA são:

A Dança Criativa é desprovida de técnica, sendo uma dança de caráter expressivo, sem quaisquer imposições técnicas ou estéticas – o limite é a criatividade! O aluno entra num mundo de exploração do movimento, de consciência corporal, temporal e espacial, ritmo e dinâmicas, descobrindo mil possibilidades e encontrando a sua individualidade e forma de se expressar.

- A Dança Educativa/Dança Criativa tem como objetivos gerais:
- Promover competências motoras básicas.
- Desenvolver os domínios: sensorial, cognitivo, emocional, bem como a memória.
- Fomentar uma linguagem individual de movimento.
- Analisar e refletir sobre a estética do movimento.
- Estimular a criatividade através de temas e utilização de imagens.

3 BENEFÍCIOS QUE O BALLET PROPORCIONA AOS SEUS PRATICANTES - Pessoais, Físicos e Sociais

Benefícios Pessoais:

Encoraja à Disciplina - no Ballet a disciplina é essencial, visto que os bailarinos são seres disciplinados consigo, com os outros, com as regras e com o meio que os rodeia. Esta disciplina é incentivada nas aulas, através de exercícios e de regras impostas.

Proporciona Confiança Física e Mental - é fundamental que o aluno se aceite a si e ao seu corpo, desta forma as aulas estão preparadas para que adquira a confiança necessária ao seu dia-à-dia.

Incentiva ao Cuidado com o Corpo - no Ballet é fundamental que os alunos tenham cuidado consigo e com o seu corpo. Este é um benefício que vai aparecendo intrinsecamente  com a prática do Ballet.

Controlo Emocional - o Ballet é uma modalidade que por vezes envolve situações emocionais, como os espectáculos, as apresentações, etc. Desta forma existem exercícios, assim como as próprias aulas, que preparam emocionalmente os alunos.

Desenvolve a Inteligência e a Rapidez de Raciocínio - o Ballet é composto por uma vasta gama de exercícios e de esquemas que envolve a rapidez de raciocínio para a sua execução.

Percepção do Tempo e do Espaço - ao longo da prática do Ballet o aluno vai tendo a percepção do espaço, visto que existem marcações (sala ou palco) segundo as orientações do professor ao qual o aluno executará. Ao longo da prática do ballet os alunos adquirem, progressivamente, a noção de quanto tempo dura a aula e cada exercício.

Desenvolve a Concentração - é essencial que um bailarino tenha concentração, para a melhor execução dos exercícios. As aulas de Ballet preparam-na da melhor forma.


Benefícios Físicos:


Proporciona boa postura, equilíbrio, leveza, flexibilidade, habilidade corporal, coordenação motora, elegância e agilidade - o Ballet possui um leque abrangente de exercícios que faz com que os alunos vão adquirindo todos estes benefícios ao longo da sua prática. Cada um destes é "treinado" em cada aula!

Desenvolve a musicalidade e a sensibilidade - a música está sempre presente nas aulas de ballet, treinando assim o ouvido dos alunos. Com a práticas, estes adquirem a musicalidade necessária para que haja harmonia entre a coordenação de todos os passos com a música. Por sua vez a música afinada com coordenação motora desenvolve a sensibilidade do bailarino.

Desenvolve a disciplina corporal e mental - ao longo da prática do ballet os alunos auto-disciplinam-se-ão, corporal e mentalmente. É essencial que esta disciplina parta, também, do "brincar" e do "divertir".

É da brincadeira que se desenvolve a personalidade de cada um.

Recepção ao toque - as aulas de ballet exigem contacto físico com os colegas, é essencial que estes aprendam como agir em sociedade, como reagir ao toque e à aproximação dos "outros", como socializar. Pretendemos sempre que os alunos ganhem uma expressão corporal, que lhes é essencial para a vida quotidiana.

Bem-estar físico - o aluno nas aulas de ballet aprende a aceitar-se a si e ao seu corpo, aprendendo como usa-lo da melhor forma, como tirar partido dele para a melhor prática da dança, como cuidar dele, etc. Desta forma sentir-se-à bem, quer fisicamente, psicologicamente como socialmente.

 

Benefícios Sociais:

 

Desenvolve a socialização e a sociabilidade - o ballet é uma modalidade que desenvolve a socialização e a sociabilidade entre os membros, pois existe uma vasta gama de exercícios que fazem com que os alunos contactem e interajam uns com os outros, desenvolvendo estas ferramentas essências para o seu desenvolvimento social e cognitivo.

Maior auto-estima - é importante que os alunos desenvolvam a auto-estima fundamental à sua vida em sociedade, desta forma o ballet desenvolve-a através de exercícios que valorizam o corpo, a mente e a relação dos alunos com os outros.

Aceitação do corpo e da mente - é fundamental que os alunos se aceitem física e psicologicamente  desta forma a aceitação de si próprio acontece desde a primeira aula de ballet, começando por eliminar conceitos, por vezes existentes, como "não consigo", "não sou capaz", "desisto". Pretendemos implementar o "eu vou consegui", "vou trabalhar para ser capaz" ... é muito importante este pensamento para o desenvolvimento do indivíduo, em formação.

Encoraja à expressão artística - o ballet/ a dança é uma arte, temos de a valorizar em qualquer lado!

Autonomia - o ballet desenvolve a autonomia, torna os seus praticantes mais maduros, em que procuram o seu próprio crescimento/desenvolvimento para que assim atinjam os objectivos pretendidos.

Desenvolve o trabalho em equipa - é fundamental o trabalho em equipa, seja qual for a modalidade ou a profissão a desempenhar, desta forma incentivamos desde logo o trabalho mútuo, a ajuda e a cooperação entre os colegas.

Respeito pelos outros e pelas regras - o respeito e as regras estão na base do ballet, é fundamental aprendermos e incentivarmos os nossos alunos a conviver com elas, para que assim se auto-disciplinem da melhor forma.

O que é o Dancekids??

Os profissionais da Escola Silvina Candeias, com base na sua formação e experiência profissional, criaram um Programa de Desenvolvimento Infantil na área da Dança, que serve de base à actividade que tem por nome: Dancekids.

Direccionada para crianças dos 5 aos 10 anos, esta aula tem a duração de 45 minutos e trabalha diferentes vertentes das competências físicas e intelectuais dos alunos, utilizando como principal referência o nosso corpo e a expressão através da dança, realizando diferentes exercícios, jogos e coreografiasque:

- Desenvolvem as competências motoras, potenciando a coordenação, força, flexibilidade e orientação espacial;

- Estimulam o sentido rítmico, através da diferenciação e aprendizagem de diferentes estilos de música e dança;

- Promovem a expressão corporal e conhecimento do próprio corpo;

- Fomentam o desenvolvimento psicológico e intelectual, através da música e da expressão do movimento;

- Incentivam a socialização e aprendizagem do sentido de grupo, bem como da consciencialização do trabalho de equipa;

Todos estes pressupostos são dinamizados sempre recorrendo a estímulos musicais e à utilização de músicas actuais e de referência para estas idades, potenciando assim o seu interesse e participação nas aulas.

- Dirija-se à nossa Escola e traga o seu filho para experimentar esta actividade!!!

Receba a nossa
Newsletter
Junte-se a nós no
facebook

pdfHORÁRIOS